Festival de Inverno Rio encerra sua oitava edição com show inédito de Caetano Veloso para o público carioca

A oitava edição do Festival de Inverno Rio entregou novamente noites inesquecíveis com shows dos maiores nomes da música brasileira, ativações interativas de marcas parceiras, além de ações solidárias e de sustentabilidade. Encontros inéditos, momentos emocionantes e presenças ilustres também marcaram esta edição do festival que contou, nos seis dias de evento, com mais de 57 mil pessoas que cantaram, dançaram e aqueceram o inverno carioca.

O primeiro fim de semana do ENEL Festival de Inverno Rio, realizado de 11 a 13 de julho, trouxe fusão de estilos e ritmos. Na sexta-feira, o pop e pagode brilharam com Duda Beat, Gloria Groove e Marina Sena, que trouxe o show de seu último e elogiado álbum “Coisas naturais”. O sábado foi dedicado ao nordeste com Zé Ramalho, Alceu Valença e João Gomes. Para encerrar o final de semana, o domingo celebrou o Dia Mundial do Rock com Biquini Cavadão, CPM 22, Os Paralamas do Sucesso e Charlie Brown Jr.

Já o segundo final de semana, que aconteceu de 1 a 3 de agosto, levou ainda mais estilos musicais para o palco, como o pagode, funk, MPB, e claro, o samba, ritmo homenageado pelo festival. Na sexta, Ferrugem, Pedro Sampaio e Liniker atraíram a juventude a cantar sucessos do pagode, funk e pop. Já no sábado, 2 de agosto, foi a vez de Os Garotin, Vanessa da Mata, Teresa Cristina e o grande mestre Paulinho da Viola, que estreou no festival e contou com participação de sua filha, Beatriz Rabello, num show emocionante. A noite contou ainda com a presença de Miguelzinho do Cavaco, patrocinado pela Elo, parceira do festival. 

Encerrando a edição, o domingo teve show de Alcione, que embalou seus grandes sucessos do samba durante o pôr do sol; Frejat com os clássicos do Barão Vermelho e anos 80; além do pocket show da banda Refúgio dos Amores Improváveis, também apoiada pela Elo. Caetano Veloso encerrou a noite com a estreia carioca de seu show exclusivo para festivais. Com a Marina da Glória lotada, cantou os maiores sucessos de sua carreira, além de Djavan, Gal Costa e uma homenagem emocionante a Preta Gil. 

O Enel Festival de Inverno Rio também contou com um pavilhão de experiências com ativações das marcas parceiras que levaram atividades, jogos e brindes para o público se divertir entre um show e outro! Área de descanso e totens para carregar o celular, jogo da memória com um banco dobrável como brinde, questionário para calcular a pegada de carbono de cada um e réplica da fachada da casa do Cartola para tirar foto na janela foram algumas das ativações!

Claro que também teve área gastronômica com comidinhas deliciosas, a vista maravilhosa da Marina da Glória, rodinhas punk em show de rock, DJs, camarote bombado com artistas, influenciadores e personalidades incríveis que entregaram tudo nos looks, gingado e carisma. 

Além da Marina da Glória, o Festival de Inverno Rio realizou os shows do grupo Fundo de Quintal e Feyjão, ambos gratuitos, no teatro municipal Raul Cortez em Caxias, nos dias 5 e 12 de julho, respectivamente, levando para a baixada a música e cultura celebradas no evento. 

Mas não só de música e shows se fez o Festival de Inverno! A acessibilidade, ação social e sustentabilidade estão no DNA do evento que mais uma vez contou com estrutura completa para PCD, com serviços de libras, audiodescrição, banheiros acessíveis, rampas e elevadores, sala sensorial, e uma plataforma reservada. Os alunos da Estácio, apoiadora do evento, também participaram do evento com uma visita guiada no processo de montagem e acompanhando as equipes de comunicação nos dias de festival. Além disso, o evento teve parcerias com ONGs como Redes da Maré, Aldeia Maracanã e Retiro dos Artistas, garantindo centenas de ingressos destinados às organizações, além de duas palestras sobre a produção e acessibilidade de grandes festivais oferecidas gratuitamente. 

Além disso, unimos forças pelo terceiro ano consecutivo com o Santuário Cristo Redentor na Campanha do Agasalho e batemos a meta de 10 toneladas arrecadadas este ano! Com 20 pontos de coleta espalhados pela cidade, o festival contou, ainda, com o ingresso social oferecendo 40% de desconto mediante a doação de um agasalho ou cobertor em bom estado na entrada do evento. As doações foram entregues a cerca de 50 mil pessoas – entre famílias atendidas pelos projetos, e instituições sociais.

No campo da sustentabilidade, o Festival neutralizou 193 toneladas de carbono, além de compensar 10% das emissões a mais das emissões produzidas para deixar um legado positivo para o planeta, o que representa, ao todo, mais de 800 árvores preservadas por ano. Além disso, o evento cumpriu os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ações que garantem um evento justo e sustentável e contribuem para o desenvolvimento da sociedade ao entorno. Nesse sentido, o festival também contou com a parceria da cooperativa de mulheres de Brás de Pina, a Coopquitungo, que fizeram a coleta seletiva de todo o lixo produzido no evento.

Assim, o Festival de Inverno Rio se despede de mais uma edição, deixando para trás um capítulo de memórias inesquecíveis, sorrisos e a certeza de que a música tem o poder de transformar o inverno carioca em um caloroso abraço. A nona edição do festival já tem data marcada para 2026, e promete ainda mais surpresas, emoções e encontros. Até lá!

Matéria por Tainá Junqueira – 23/09/2025

Compartilhe:

Confira também!