Sustentabilidade

 Festival de Inverno Rio garante compromisso com sustentabilidade em mais uma edição!

Pioneiro na adoção de práticas ecológicas, o Festival reforça responsabilidade com agenda de desenvolvimento sustentável da ONU

 

Com sua 8ª edição confirmada para julho e agosto de 2025, o Festival de Inverno Rio promete trazer não apenas grandes nomes da música brasileira em 6 dias de shows, mas também uma série de iniciativas sustentáveis em todas as etapas de produção do evento. O propósito do festival é reduzir seu impacto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a conscientização sobre o clima e o meio ambiente.
Sustentabilidade e compromisso com o desenvolvimento social são pilares fundamentais do Festival de Inverno Rio. Desde sua estreia, em 2017, o festival busca alternativas que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. Para isso, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram importantes norteadores para promover as ações sustentáveis do evento. Os ODS foram propostos e lançados pela ONU em 2015 na Agenda 2030, que prevê a melhoria da qualidade de vida e na conservação ambiental a nível global nos próximos anos. A geração de trabalho e renda, combate à fome, igualdade de gênero, saúde e bem estar, uso de energia limpa, consumo e produção responsáveis e ações contra as mudanças do clima são alguns dos objetivos estabelecidos.
Desde 2023, o evento cumpre integralmente os 17 objetivos. Algumas das ações implementadas nas últimas edições foram: neutralização das emissões de carbono, coleta seletiva para eliminar a produção de lixo, uso de materiais reutilizáveis como os eco copos vendidos no evento, redução do consumo de água e energia, reciclagem de lonas usadas na cenografia, parcerias com projetos sociai, e campanha de arrecadação de agasalhos.
Além disso, o Festival recebe certificado de carbono neutro desde 2022. A organização Wecarbon conecta a PECK, produtora do Festival, a projetos de proteção de floresta e biodiversidade da Amazônia, que capturam carbono da atmosfera. Todas as emissões de CO2 liberadas no processo de produção do evento são recompensadas através da preservação de floresta nativa pela ferramenta de créditos de carbono. Ainda, 10% a mais das emissões são compensadas, assegurando um legado positivo. Em 2024, por exemplo, foram neutralizadas 109 toneladas de carbono, o que representa mais de 1200 árvores preservadas por ano.
A PECK acredita que a música e a cultura podem ser aliadas no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável. A produtora quer que as próximas gerações ainda possam viver e sentir a música e cultura brasileira. Com isso, o Festival de Inverno Rio é produzido com a intenção de unir sociedade e meio ambiente através de iniciativas que contribuam para um mundo melhor.
Além das ações já realizadas pelo festival, novas iniciativas serão implementadas após o lançamento de três novos ODSs na agenda da ONU. Os objetivos 18, 19 e 20 defendem, respectivamente, a igualdade étnica-racial e luta contra o racismo, a valorização da arte e cultura, e a inclusão de população indígena e valorização de saberes ancestrais. A meta de 2025 do Festival de Inverno Rio é, mais uma vez, cumprir todos os objetivos de
desenvolvimento sustentável e se reafirmar como protagonista na luta por um futuro mais ecológico e inclusivo, unindo a cultura e o meio ambiente no cenário brasileiro. 
 

Conheça todas as ações promovidas pelo festival em sua última edição de acordo com cada objetivo de desenvolvimento sustentável:

 

ODS 1

Erradicação da pobreza

  • Parceria com as ONGs Voz das Comunidades e Cultura Só Lazer para proporcionar a participação gratuita de jovens em situação de vulnerabilidade no evento;
  • Geração de empregos para jovens de baixa renda;
  • Gestão de Resíduos (Reaproveitamento, reciclagem e destinação correta dos resíduos favorecendo cooperativas locais);
  • Doação de lonas usadas no evento para ONG Origem, com objetivo de reciclar o material e fortalecer mulheres empreendedoras de baixa renda.
 
 

ODS 2

Fome zero e agricultura sustentável

  • Campanha de doação de alimentos não perecíveis;
  • Parte dos produtos alimentícios in natura dos camarins dos artistas comprados de pequenos produtores da agricultura familiar e devidamente identificados.
 
 

ODS 3

Saúde e bem-estar

  • Campanha de doação de agasalhos;
  • Lounges de descanso no evento com totens para carregar o celular;
  • Monitoramento de som do evento;
  • Disponibilização de bebedouros com água gratuita para todo o público; Banheiros limpos, confortáveis e bem estruturados, cuidado constante com a manutenção;
  • Área de alimentação e descanso para colaboradores
 
 

ODS 4

Educação de qualidade

  • Recepção de jovens na montagem do evento para uma visita técnica.
 
 

ODS 5

Igualdade de gênero

  • Adoção de um ponto de denúncia de assédio e violência contra mulher no evento em parceria com a Secretaria da Mulher;
  • Staffs com mulheres prontas para acompanhar outras mulheres do público até o seu carro, carros de aplicativo ou saída do evento;
  • Equidade dos colaboradores e artistas
 

ODS 6

Água potável e saneamento

  • Torneiras que economizam água nos banheiros.
 
 

ODS 7

Energia limpa e acessível

  • Apoio a projeto de energia eólica via crédito de carbono certificado.
 
 

ODS 8

Trabalho decente e crescimento econômico

  • Geração de emprego para jovens de baixa renda no evento;
  • Oferta de alimentação de qualidade em ambiente adequado para trabalhadores braçais do evento, especialmente os da montagem e desmontagem.
 
 

ODS 9

Indústria, inovação e infraestrutura

  • Investimento em projetos voltados para sustentabilidade social e ambiental;
  • Incentivo a economia local. 
 
 

ODS 10

Redução da desigualdades

  • Área Exclusiva para PCD;
  • Banheiro e bares para PCD;
  • Rampas e elevadores de acesso;
  • Staffs capacitados para atendimento PCD;
  • Tradução em Libras de todos os shows;
  • Audiodescrição dos shows, espaço do evento e cardápios;
  • “Para cego ver” nas comunicações do evento;
  • Comunicação em Braille nos banheiros.
 
 

ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

  • Contratação de uma cooperativa para toda a operação de reciclagem, estimulando o crescimento econômico através da sustentabilidade.
 
 

ODS 12

Consumo e produção responsáveis

  • Coleta seletiva de todo o lixo gerado no evento;
  • Parceria com cooperativa local para destinar todo o lixo aos locais corretos;
  • Limitação do uso de copos descartáveis no evento com a implementação de copos ecológicos.
 
 

ODS 13

Ação contra a mudança global do clima

  • Certificação Carbono Neutro dos eventos através da compensação de todas as emissões diretas de CO2 do festival;
  • Compensação de mais 10% das emissões como legado para a natureza, além de neutralizar todas as emissões diretas de CO2 dos eventos, tornando-se 110% Carbono Neutro.
 
 

ODS 14

Vida na água

  • Redução do descarte de itens plásticos com o uso de copos ecológicos;
  • Bebedouros com distribuição de água gratuita para o público, evitando o uso de garrafas pet.
 
 

ODS 15

Vida terrestre

  • Monitoramento e manejo sustentável de área florestal de 70 mil hectares através de créditos de carbono.
 
 

ODS 16

Paz, justiça e instituições eficazes

  • Seguranças treinados com base nos princípios da Comunicação Não Violenta;
  • Transparência junto a todos os colaboradores envolvidos, promovendo um ambiente de harmonia;
  • Ativação de um ponto de denúncia de assédio e violência contra minorias.
 

ODS 17

Parcerias e meios de implementação

  • Parcerias com entidades e empresas visando o desenvolvimento de ações e iniciativas de impactos positivo para a construção de um futuro melhor e uma sociedade mais justa.