Enel Brasil, Amstel, Globo, Elo são algumas das patrocinadoras do festival que contou com Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Gomes, Liniker e Marina Sena
Mais uma vez, o Festival de Inverno Rio, idealizado pela PECK, reuniu não só grandes atrações em seis dias de shows, mas também marcas de diferentes setores que apostaram na Cultura e no entretenimento. Em um espaço de experiências e interação com o público, a Enel Brasil adquiriu os naming rights e a cota master do Festival, que agora faz parte do calendário oficial da cidade. Além da Enel, o evento contou com patrocínio da Repsol Sinopec, Amstel, Estácio e Elo, e apoio de Venancio, Windsor Hotéis e Jean Paul Gaultier.
A Enel Brasil, maior produtora de energia renovável do Brasil, teve um espaço de destaque no pavilhão de experiências, com um estande instagramável que remete à sustentabilidade e energia, além de totens para calcular a pegada de carbono do público do evento e brindes sustentáveis, como a neutralização das emissões calculadas. A sustentabilidade é pilar tanto da PECK quanto da Enel, que está em processo de expansão no país.
Outras marcas também estiveram presentes no festival. A Repsol contou com um lounge instagramável de madeira de reflorestamento e carregadores de celular, enquanto a Estácio teve um espaço de photo opportunity com uma guitarra autografada pelos artistas do line-up. Outras ativações presentes incluíram interações da Venancio, um pula pula energizante da Engov, um game da Strepsils contra o vírus da gripe, e uma área instagramável da Cetaphil. O Rio Galeão junto a Air Canadá ofereceram uma experiência na neve com jogo de realidade virtual simulando um passeio vibrante de ski.
A TV Globo, parceira de mídia do festival, esteve presente com uma amostra da cozinha do programa culinário “Chef de Alto Nível”, em que o público podia interagir com a bancada do programa, ingredientes, avental dos chefs e até mesmo simular uma prova. Já a Elo contou com um jogo da memória e um brinde desejado por todo fã de festival: um banco dobrável para carregar por aí e descansar entre um show e outro. A Elo também esteve presente no palco do festival nos pockets show de Miguelzinho do Cavaco e Refúgio dos Amores Improváveis, artistas apoiados pela empresa.
O Museu do Samba, espaço de memória, preservação e representação da cultura afro-brasileira, também esteve no festival com um espaço de photo opportunity que divulgou a programação da instituição e informações da história do samba. Já o Santuário Cristo Redentor teve espaço com representações de pontos turísticos do Rio, como os Arcos da Lapa e, claro, o Cristo. Além disso, tiveram um ponto de coleta para a Campanha do Agasalho 2025, da qual o festival fez parte oferecendo o ingresso social com 40% de desconto mediante a doação de um agasalho ou cobertor em bom estado.
Matéria por Tainá Junqueira – 23/09/2025